Sunday 11 September 2016

Criatividade



Outro dia me deparei com os desenhos do Touro de Pablo Picasso. São uma série de desenhos na qual o artista começa retratando um touro como a gente vê, como se fosse uma foto, e no final o touro é retratado por alguns poucos traços. Havia uns comentários sobre a idéia por trás da série desenhos, que seria uma espécie de dissecação do touro para se encontrar os traços básicos que representariam aquele animal. Os desenhos são geniais e mostram a complexidade da idéia. Foi aí que me caiu a ficha do que talvez seja criatividade. Criatividade não é simplesmente fazer uns rabiscos e dizer que aquilo é arte. Criatividade requer um sentido, um objetivo ou um contexto aos "rabiscos".

Eu sempre achei muito estranho quando pais dizem que seus filhos são criativos quando desenham uma girafa cor-de-rosa com tromba ou escrevem algo sem pé nem cabeça.  Não que isso seja ruim, nem se deve reprimir, mas há que se perguntar pra criança por que ela fez tais coisas, digamos, "fora dos padrões". Se ela não souber explicar, ou não tiver explicação, o adulto deve tentar ajudá-la com alguma história. Assim, acho eu, se estará estimulando uma criatividade real. A criança passará então a sempre tentar criar um contexto para seus trabalhos "artísticos" lhes dando uma maior complexidade.

Confuso? Nunca fui criativo.

Bom, agora é experimentar essa idéia com minhas duas cobaias fofas e tentar estimular nelas o que considero criatividade.

No comments: